LAGOA DE ÓBIDOS
Vivendo perto da Lagoa de Óbidos, não quero deixar de partilhar convosco este vídeo feito pelo gitur-grupo de investigação
em turismo – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar- Instituto
Politécnico de Leiria, e que foi distinguido com um 1º prémio da 8ª edição do ART&TUR
– Festival Internacional de Cinema Turístico.
Olá João Alves!
ResponderEliminarAntes demais, obrigada pela partilha do vídeo.
Já estive em Óbidos de visita mas, tal como fala o vídeo apenas visitei o património construído, edificado pelo Homem. Não sabia da existência da lagoa e da sua riqueza ambiental e paisagística.
Fica, certamente marcada uma visita, uma visita demorada para aproveitar...
Isabel Campos
Muito obrigado pelo seu comentário, Isabel Campos.
EliminarA Lagoa de Óbidos é uma das maiores da Europa e faz parte do sistema do vale tifónico Óbidos/Caldas da Rainha responsável pelas águas termais aqui existentes. Outrora as suas águas chegavam perto do sopé da encosta onde se situa o castelo de Óbidos, o que permitiu um ataque dos Mouros por via marítima a este castelo, após a sua tomada pelas tropas de Afonso Henriques. Curiosamente este castelo fazia parte de uma linha defensiva da costa construída pelos Mouros contra os ataques Vikings.
É uma das maiores lagoas da Europa e o seu sistema ecológico é bastante frágil e sujeito a muitas pressões.
Pode visitá-la pelo lado do concelho de Óbidos, mais selvagem e natural, ou pelo lado do concelho de Caldas da Rainha, cujo acesso é mais fácil e rápido e onde pode usufruir da sua praia, junto à Foz do Arelho, que tem a particularidade de ter praia de mar e de lagoa.
Curiosamente, constitui o troço final de uma bacia hidrográfica que tem a particularidade de na sua foz, se poder ver também a sua nascente: a Serra de Montejunto, em dias de boa visibilidade.
Vivo a 4 kms das suas margens, mas por desleixo e pelos afazeres não conheço nada para além da praia da Foz do Arelho. Conheço melhor a sua bacia pois trabalho junto à Serra do Montejunto. Mas fico à sua disposição caso um dia passe por aqui.
Deixo aqui um link interessante da Naturlink, já um pouco antigo e com algumas falhas.
http://naturlink.pt/article.aspx?menuid=80&cid=17407&bl=1&viewall=true
João Alves